Publicações

segunda-feira, março 05, 2007

Google e blogs são temas de livros


Dois livros recém-lançados no Brasil (e ainda não lidos por mim):

- Google - A história do negócio de mídia e tecnologia, de
David A.Wise e Mark Malseed (Editora Rocco), é uma biografia da empresa modelo da nova era da comunicação. Os autores contam as histórias individuais e o encontro entre os fundadores Sergey Brin e Larry Page e chega ao desenvolvimento do conceito e modelo de negócio do Google. Trata-se aparetemente de uma obra complementar a A Busca, de John Battelle. Segundo resenha do NYT:
“A História do Google” e “A Busca” tratam daqueles assuntos com visões opostas. Enquanto as coberturas são bem feitas – e enquanto ambos os livros bajulam o Google com capas mostrando seu logo brilhantemente modesto – eles interpretam a ética do fazem diferentes prospectos para o futuro da companhia. O céu é o limite para “A História do Google”, um incandescente, as vezes ingênuo, testamento para o “senso de mágica do Google”. Battelle decide por uma perspectiva mais técnica e reveladora e está mais inclinado a procurar problemas.

- Blog - Entenda a revolução que vai mudar seu mundo, de Hugh Hewitt (Editora Thomas Nelson Brasil), é considerado um dos mais importantes estudos sobre o mais importante produto editorial das novas mídias. O autor (professor de direito e blogueiro) analisa, entre outros aspectos, a influência dos blogs na política dos EUA. O blog Repositório fez um resumo de cada capítulo do livro.

A obra preenche uma grande lacuna na bibliografia sobre o tema, uma vez que outros livros sobre o assunto em português (
Blog Corporativo e Blog: Comunicação e Escrita Íntima na Internet, por exemplo) têm seu escopo restrito a uma das apropriações possíveis desta ferramanta.

A ler.


Um comentário:

Anônimo disse...

Excelentes dicas de livros, Carlos! Valeu!!