Publicações

terça-feira, março 13, 2007

Celular 2.0

Característica fundamental dos sites que compõem a web 2.0, a participação do público na produção e publicação de conteúdo parece chegar de vez à mídia símbolo da convergência, o telefone celular. Nas últimas semanas, as principais operadoras de telefonia móvel do país anunciaram iniciativas que incentivam os usuários a compartilhar vídeos produzidos com e/ou para seus aparelhos.

A Claro já está selecionando cinco vídeos por mês e os disponibilizando para download no projeto
Claro Vídeo Maker. O melhor será escolhido em setembro e o autor ganhará uma viagem para Londres. As mini-produções devem ser inéditas, ter no máximo 30 seguntos de duração e podem ser gravadas pelo celular ou qualquer outro aparelho digital. Para inscrevê-lo basta publicar o arquivo no YouTube e, ao preencher o cadastro, fornecer enviar a URL à operadora .

Na onda da produção de séries para celular, a Oi deve lançar um concurso para estimular novos talentos, inclusive atores. Os melhores participarão das próximas produções, realizadas em parceria com a Produtora KN.

A Vivo, por sua vez, promete para o fim do ano um mecanismo para seus clientes enviarem vídeos para o Vivo Play 3G e, mediante audiência, remunerá-los pelo trabalho. A Oi também estuda um modelo de negócios para um portal de downloads de vídeos produzidos pelo público.

Nenhum comentário: