Publicações

sábado, novembro 06, 2010

Livro "Produção e Colaboração no Jornalismo Digital"

Atualização (dez/2010): coloquei alguns exemplares para venda em BH nas livrarias
Atualização em out/2011: vendas direto pelo site da editor Insular

Tem livro novo na praça: Produção e Colaboração no Jornalismo Digital será lançado na terça, dia 09 de novembro, durante o 8º Encontro da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo).

A obra é um produto da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais e reúne trabalhos de 16 pesquisadores de 10 instituições espalhadas Brasil afora.

Está lá um artigo de minha autoria em parceira com a ex-aluna da UFV Gabriele Maciel: "Edição jornalística x edição colaborativa: tensões na home da Folha Online"
 




A obra foi organizada por Carla Schwingel e Carlos A. Zanotti e lançada pela Editora Insular. O preço de capa é R$ 35, e em breve terei alguns exemplares para vender (com desconto...).
Mais informações:
O livro busca evidenciar através dos Núcleos de Pesquisa da Rede JorTec (Tecnologia, Interface, Narrativas e Colaboração) algumas das mais importantes questões para a prática contemporânea do jornalismo digital, como a integração qualificada do leitor no processo de produção jornalístico, possibilidades de interatividade, narrativa e visualização do conteúdo, diferenciações do processo de produção, modelos de negócio e possíveis tecnologias aplicadas ao jornalismo digital.

Oficializada pela SBPJor em janeiro de 2009, a Rede JorTec vem sendo articulada desde o início de 2007 com o intuito de produzir pesquisa aplicada visando à experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, empacotamento, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos nas convergentes plataformas comunicacionais. Para isso, conta com pesquisadores de diversas regiões e universidades brasileiras.
Autores: Alvaro Bufarah Junior, Ana Maria Brambilla, Ben-Hur Correia, Carla Schwingel, Carlos d’Andréa, Carlos Eduardo Franciscato, Carlos A. Zanotti, Dijna Andrade Torres, Diólia de Carvalho Graziano, Fernando Firmino da Silva, Gabriele Maciel, Getúlio Cajé dos Santos, Jorge Rocha, Marcelo Träsel, Raquel Ritter Longhi, Walter Teixeira Lima Junior

Nenhum comentário: