Publicações

quinta-feira, março 01, 2007

Jornais em PDF: formato polêmico

Afinal, disponibilizar versão de jornais em PDF via internet é um novo negócio para as empresas de comunicação e/ou um sintoma da falta de criatividade dos veículos tradicionais frente às possibilidades da web?

A discussão é antiga, já foi abordada neste blog e não merece respostas fáceis. Na última semana, voltou à tona na lista de discussão dos Jornalistas da Web e rendeu um artigo redigido pelo editor Mario Lima Cavalcanti: Jornais em PDF dividem opiniões.

Matenho a posição apresentada na discussão e reproduzida no artigo: os PDFs e formatos similares nada acrescentam em termos de linguagem hipermidiática, mas são uma opção interessante para ampliação da circulação do conteúdo jornalístico em locais onde a edição impressa não chega e numa periodicidade inviável para as edições impressas. Repito: são possibilidades a serem testadas, e não simplesmente descartadas pelos veículos.

Em tempo: o conceito de circulação das informações na internet está sendo estudado pelo prof. Elias Machado, que apresentou no último encontro da Sbpjor um artigo entitulado Sistemas de circulação no ciberjornalismo. O assunto redeu uma das mais interessantes discussões do evento em Porto Alegre. Infelizmente o material não está online, mas envio o PDF (!!) a quem tiver interesse.
_____

O Jornalistas da Web começa esta semana 7 anos de vida prometendo para 2007 mais eventos e conteúdo multimídia. Sou assinante da lista há cinco anos e falo sem receios: trata-se da principal fonte de informação e discussão sobre JOL e mídias digitais no Brasil. Entre bate-bocas, off topics e furos, é lá que a comunidade se encontra. Vida longa ao JW!

Nenhum comentário: