Publicações

terça-feira, maio 03, 2011

Educação e Wikipédia no livro "Línguas na Web"

O artigo "Ensino de Línguas e Produção de Textos: editando wikis e a Wikipédia" foi escrito em parceira com a Ana Elisa Ribeiro ainda em 2009...

publicado no livro "Línguas na Web" no fim de 2010...

e só agora (maio de 2011), quando o livro chegou em minhas mãos, é que parece aconteceu de fato.

(o "ver para crer" da materialidade é mesmo algo interessante...)



O livro organizado pelo Júlio César Araújo, Messias Dieb e Samuel de Carvalho Lima (todos da UFC) e editado pela Unijuí (no RS) é um prato cheio para quem procura "links entre ensino e aprendizagem", como aponta o sub-título.

Abaixo, o texto da contracapa, escrito pela professora Vera Menezes, da UFMG.

"Línguas na Web" pode ser comprado pela editora ou pela Livraria Cultura.

Como está a inserção da tecnologia nos cursos de Letras? O que se espera do professor nesse contexto? Ele continua ocupando o centro do palco ou sofre deslocamentos? Como enfrentar as crenças sobre aprendizagem online e as resistências de alguns alunos? Como os alunos percebem o uso do e-mail no ensino de uma língua estrangeira? Quais são as possibilidades do uso educacional das redes sociais? Essas e outras questões são discutidas neste livro. Os textos desta coletânea reúnem uma grande variedade de temas, tais como o papel do professor na modalidade de ensino online; fóruns educacionais; elaboração de materiais didáticos; processo de construção de saberes mediado pelo computador; hipertextualidade, leitura hipertextual e construção de hipertextos; objetos de aprendizagem e repositórios virtuais; redes sociais; ambientes virtuais de aprendizagem; letramento digital e letramento crítico; wikis e Wikipedia; interação mediada por computador por meio do MSN Messenger, e-mail e chat.  

Nenhum comentário: