Publicações

quinta-feira, março 20, 2008

Cães, Obama e as páginas mais visitadas da Wikipédia

A Letícia deu a dica e fui lá conferir: Wikipedia article traffic statistics mostra, mês a mês (desde dezembro de 2007), o volume de acessos de uma página da Wikipédia em várias línguas (português inclusive) e quais foram as páginas mais visitadas na versão em inglês. O responsável pela página é o wikipedista sueco Henrik.

Em fevereiro, o artigo de Barack Obama aparece em sexto lugar, com 2.253.851 exibições. Se desconsiderarmos páginas de serviço, como busca, página principal, página aleatória etc, o pré-candidato democrata é o tema mais visitado do mês.

O artigo sobre o republicado John McCain aparece em 10º lugar, com 1.250.044 exibições. Está atrás das páginas sobre o Dia dos Namorados, sobre a própria Wikipédia e sobre reprodução canina (!). Hillary Clinton está em 82º, com menos de 500 mil visitas.

A página sobre a vida íntima dos melhores amigos do homem, por sinal, é um caso curioso. Segundo o gráfico (abaixo), teria saído de uma visitação medíocre para picos de audiência entre os dias 19 e 29 de fevereiro. Neste período, superou de longe os acessos de Obama.

Se tiver uma pista do motivo, por favor deixe um comentário!

Nenhum comentário: