Publicações

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

carlosdand.com + blogroll atualizado

Há mais de um ano registrei um domínio próprio e deixei-o lá parado. Aproveitando uns raros momentos de folga deste início de ano, construi meu "site pessoal": está lá o www.carlosdand.com.

Mais do que um "self-jabá", a construção deste site foi o modo que encontrei para aprender na marra a usar um CMS livre: no caso, o Joomla!. Entre trancos e barrancos e n consultas a fóruns e tutoriais, consegui avançar bem. A partir da semana, inicio com alunos a construção do novo site do curso de Comunicação/ Jornalismo da UFV e devemos ralar bastante na customização da ferramenta - assim que tiver uma impressão mais definitiva, registro algo aqui.

O site agrega o que publico em outros serviços da web (blog, twitter, delicious) e inclui uma relação cronológica das minhas publicações em congressos e revistas. No tópico Fontes de pesquisa/Bibliografias, listei vários links sobre jornalismo, web2.0, convergências, wikis etc que guardava de forma dispersa - certamente será útil para monografias e afins. Para dar uma corzinha ao site (o alvinegro evidentemente predomina), atualizei meu perfil no Flickr com fotos avulsas de viagens e improvisei uma galeria de fotos por lá. Aos poucos pretendo ampliá-lo.

Este blog, por ora, permanece aqui no Blogger mesmo. Mas aproveitei para romper a inércia e atualizar o blogroll ao lado. Saíram uns poucos, entraram outros tantos blogs, agora organizados por tópicos: Nas Minas Gerais, Pelo Brasil, Península Ibérica, Em Inglês e Off-Topic. Não deixe de dar uma geral na lista à direita.

5 comentários:

Bernardo Esteves disse...

Boa, Carlos! O site está ótimo, links promissores, já foi pro Delicious.

Estou prestes a mergulhar também em um CMS livre - no meu caso, o Plone, que vamos usar no site novo da CH, a estrear em maio, espero. Trocamos figurinhas assim que eu tiver mais por dentro.

Carlos d'Andréa disse...

Boa notícia, Bernardo.
A Agência Brasil tb usa o Plone. Parece um bom CMS.
Algum motivo específico para a escolha dele, e não outro CMS?
Abs
Carlos

Bernardo Esteves disse...

Fizemos uma concorrência entre vários escritórios de webdesign para ver quem apresentava a melhor proposta pra desenvolver nosso site novo. E a proposta mais intere$$ante era uma que usava o Plone...

Mas confesso que o lado financeiro não foi o único que pesou. Gostei da equipe que vai tocar o projeto e achei bem interessante a demonstração que eles fizeram do Plone. Me pareceu um CMS bem fácil e intuitivo.

E, obviamente, o fato de se tratar de software livre teve grande influência. O CMS que usamos hoje é proprietário e meio que parou no tempo - não suporta praticamente nenhum recurso de web 2.0...

Matheus Rufino disse...

Fessor, fui eu que te adicionei lá no twitter, tive aula com você a dois períodos atrás, quando a Facu de Comunicação ainda era no buritis. Faço cinema e vídeo vc deu aula pra gente de Novas Mídias. Era da turma do Guilherme que te chamou professor High Tech no podcast...ahuAhuHAuhAU lembra não?
Dá uma olhada nas provas ai...kkkk

Fernando Firmino da Silva disse...

Olá carlos
Excelente iniciativa. Estou esperando um tempinho para também repaginar meu blog e acrescentar algumas coisas que estão na mente como projeto.
Bom você compartilhar conosco a experiência, o uso do seu CMS e principalmente seus links e artigos.

valeu e abraços amigo

fernando