Publicações

segunda-feira, setembro 01, 2008

A caminho do Intercom em Natal

Na quarta-feira sigo para Natal, onde participo do 31º Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O bom e velho Intercom, cada vez maior, mais confuso e, espero, mais interessante.

Na sexta à tarde apresento no NP Tecnologias da Informação e da Comunicação o artigo Wikipédia como espaço de interações e a redação coletiva de artigos sobre o vôo TAM 3054 (PDF). Trata-se de uma versão acadêmica e muito mais bem resolvida de um estudo de caso que comecei a desenvolver numa palestra em BH. A rigor, é um pré piloto das análises que pretendo desenvolver no doutorado.

Estarei na mesa Cooperação e Conflito no Ciberespaço, coordenada pelo Fábio Malini (UFES) e que contará ainda com os colegas e artigos abaixo.

Vários PDFs já estão salvos para leitura e espero comentá-los (numa atualização deste post ou em outro) em breve. De repente vou até animar de twittar por lá.

Já estou sentindo a brisa da capital potiguar...

Modelos de colaboração nos meios sociais da internet: uma análise a partir dos portais de jornalismo participativo
fabio malini(UFES)

Os conflitos na construção de inteligência coletiva no espaço virtual: auto-organização, relações hierárquicas e as tensões na Wikipédia
Aline de Campos(UFRGS)

Wikipédia como espaço de interações e a redação coletiva de artigos sobre o vôo TAM 3054
Carlos Frederico de Brito d'Andréa(UNA) UFV

Produção colaborativa na rede: um olhar sócio-cultural
Filipe Barros Beltrão(UFPE)

Estratégias de persuasão nos meios digitais: construindo um caminho de problematização (a partir da perspectiva da violência simbólica)
César Steffen(UCS)

Conflitos ambientais no Rio Madeira
Claudio Luis de Camargo Penteado(UFABC)

Um comentário:

Bernardo Esteves disse...

Excelente, Carlos, valeu! Já baixei e li seu interessantíssimo estudo de caso ontem à noite. Baixei um outro artigo e já descobri, nas referências de ambos, muito mais leitura relevante pra mim. Meu projeto está caminhando, devagarinho. Não ficou pronto em agosto, como era a meta, mas estou satisfeito com o andamento. Te devo uma mensagem com mais calma pra discutir detalhes com você. Chegará! Abração, forçaí em Viçosa.