Publicações

quinta-feira, abril 03, 2008

JOL em concursos públicos

Via lista WebjornalistasBH, Marcelo Sander levantou a bola: o jornalismo online, em suas diferentes vertentes, foi tema de três das 30 questões da prova sobre jornalismo no concurso para a ALMG, realizado no domingo, dia 30 de março.

Quantas questões você acertaria? Deixe um comentário...
Daqui um tempo revelo o gabarito por lá. Veja as respostas.

P.S. - O concurso vai selecionar jornalistas para os cargos de Assessor de Imprensa, Editor de Texto de TV, Produtor de TV, Repórter de Rádio e Repórter de TV. Faltaram umas vagas pra Jornalismo online, não?

1. O desenvolvimento do webjornalismo ou jornalismo online vem produzindo mudanças na prática jornalística, em especial, no processo de pesquisa e apuração de informações.

Em relação a esse processo, é INCORRETO afirmar que:

a) a apuração jornalística passa a demandar o uso de ferramentas para análise e interpretação de grande volume de dados.

b) a cresccente disponibilidade de dados aumenta a necessidade da verificação e checagem de informações.

c) o aumento das bases de dados digitalizadas simplifica a definição das fontes a serem utilizadas na produção jornalística.

d) os conteúdos produzidos por usuários da rede se tornam uma fonte importante para coleta e processamento de informações.

2. A crescente participação dos usuários tem sido indicada como uma das características marcantes na expansão e desenvolvimento da web, com repercussões também no universo da comunicação institucional.

Todas as seguintes afirmativas indicam práticas colaborativas características da chamada "web 2.0" na comunicação institucional de uma casa legislativa, EXCETO:

a) a página web disponibiliza ferramentas que permitem ao público enviar para os editores comentários sobre os conteúdos publicados.

b) a página web dispõe de canais para compartilhamento e publicação de conteúdos propostos pelos cidadãos acerca do trabalho da instituição.

c) o noticiário no site institucional inclui conteúdos gerados por usuários e fóruns abertos para proposição de matérias.

d) o site da TV legislativa permite que os usuários escolham, avaliem, proponham e disponibilizem produções acerca do trabalho legislativo.

3. Analise as seguintes afirmativas sobre as características do jornalismo online ou ciberjornalismo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A natureza multimídia não permite que a produção jornalística tenha grandes volumes de texto.
( ) Cada relato jornalístico pode apresentar estrutura hipertextual própria para organização da informação.
( ) Nas estruturas textuais lineares, os blocos de texto têm um ou mais eixos de ligação.
( ) Os produtos jornalísticos podem ser híbridos com características de base de dados, fóruns públicos e bibliotecas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA:

a) VFVF
b) FVVV
c) VFFV
d) FVVF

5 comentários:

raquel disse...

Bah, essa discussão é muito interessante! Eu estou envolvida em algumas bancas de concurso e estava, justamente pensando nisso.

Agora, o que eu acho complicado, é que não é bem uma ciência que tem "alternativas" como pedem nos concursos... Difícil pensar em avaliar por questoes de marcar, né?

Carlos d'Andréa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos d'Andréa disse...

Como o Blogger não me permite editar, apaguei o comentário acima porque, na correria, disse que a resposta da questão 2 era B, e não a A.

Mas continuo questionando a resposta oficial:
"a página web disponibiliza ferramentas que permitem ao público enviar para os editores comentários sobre os conteúdos publicados" é também uma apropriação típica da web2.0, ainda que não tão "interativa" quanto as demais.

Carlos d'Andréa disse...

As respostas:

Questão 1) C
Questão 2) A
Questão 3) B

Acertou?

Anônimo disse...

Nossa,
cabe, sem dúvida, recurso. Eles precisam citar autores.