Publicações

domingo, fevereiro 24, 2008

Podcasts da UCBerkeley

Palestras e cursos ministrados na Universidade da Califórnia Berkeley estão disponíveis para download no formato mp3 ou rm (compatível com RealPlayer) através do projeto webcast.berkeley.

Numa primeira navegação pelo diretório foi possível encontrar alguns podcasts e webcasts bem interessantes:

Em The Case for Mutability: Library 2.0 and Implications for Academic Library Staffing, Organization, and Leadership, o bibliotecário James Neal fala dos impactos da web2.0 sobre a bibliotecas tradicionais e a necessidade das novas unidades informacionais contemplarem a proposta colaborativa e descentralizada típica de blogs e wikis. O palestrante é contra o investimento de grandes cifras na construção ou ampliação de bibliotecas físicas (nos EUA, milhões de dólares são destinados para este fim), já que não depende-se mais desses espaços para estudar e pesquisar, e relata a falta de profissionais preparados para lidar com os novos desafios da profissão.

O seminário The Economics of Open Content, realizado em janeiro de 2006 no MIT, reuniu especialistas para discutir como o rápido crescimento dos conteúdos abertos e gratuitos está impactando a indústria da TV, cinema, software, games etc.

Uma conversa entre Orville Schell, da Escola de Jornalismo de Berkeley, e Alan Rusbridger, editor do jornal londrino The Guardian, compõem o webcast Can Newspapers Survive and Serve the Public Interest, gravado em março de 2006.

2 comentários:

Boe disse...

Fala Charles!
Você já viu o iTunes U? Tem cursos inteiros em videocast de universidades americanas, grátis. O acesso é pela iTunes Music Store.

Carlos d'Andréa disse...

E aí, Boe!
Bem lembrado. Acessei agora e de fato tem muito material interessante.
Já baixando alguns pra testar.
Valeu pela dica, abraço!