Publicações

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Citix: Recife dos crimes e do carnaval

"Capital do sangue quente do melhor e do pior do Brasil".
A frase cunhada para o RJ parece, mais do que nunca, adequada à capital pernambuca.

Quase simultaneamente ao anúncio de Recife como uma das cidades com maior índice de homicídios do Brasil, o c.e.s.a.r, centro de excelência de dar inveja a nós do Sul Maravilha, anuncia o lançamento do citix.net, ou city information exchange network.

Trata-se de um mashup do Google Maps. Assim como o WikiCrimes, tem o objetivo principal de mapear de forma colaborativa os delitos cometidos na zona urbana (o projeto é uma parceria com o Programa de Prevenção de Crimes do Ministério Público Federal).

O interessante é que a proposta vai além. Segundo o site, "o CITIX é a nossa cidade em movimento, onde você pode localizar, marcar e compartilhar informações sobre eventos, lugares, instituições, segurança e serviços públicos". Portanto, estão lá também os prédios públicos e as opções de entretenimento, incluindo um roteiro do carnaval.

Segundo Silvio Meira, (já em ritmo de folia), "em duas ou três semanas, vamos anunciar mais duas grandes cidades onde o sistema estará disponível".

A dica veio do Bernardo Esteves (de quem aproveito para cobrar atualizações no blog!).

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é algo que seja "atraente" :) mas essencial, sem dúvida. Acessei o citix (c.e.s.ar) e já adicionei aos meus favoritos. Vou dar uma boa espiada depois.