Publicações

segunda-feira, junho 18, 2007

Jornal Metro em Portugal

No blog Jornalismo & Comunicação, encontro o link para a monografia Imprensa Gratuita
O contributo para o aumento dos hábitos de leitura
. Ameaça ou desafio à imprensa tradicional?, de João Vieira. Numa rápida leitura (sintoma da era dos gratuitos?), vi que o trabalho foca na experiência do jornal Metro em Portugal. A primeira versão brasileira foi recentemente lançada em São Paulo.

Segundo post do mesmo blog, os gratuitos já representam 45% da circulação de jornais daquele país, chegando a quase 480 mil exemplares diários. Metro e Diario Desportivo têm edições diferentes para as cidades de Lisboa e Porto. E são um fenômeno recente: Destak e Metro foram lançados em 2004.

Não é a primeira e não será a última vez que falamos dos jornais gratuitos neste blog. Leia também os posts Novos Produtos Impressos e Jornais Gratuitos.

Ao meu ver, eles são uma nova mídia, pois ainda que tenham referência dos "velhos" jornalões, têm formato, linguagem, modelo de negócio e distribuição diferenciadas. E mais importante, são fruto de um novo hábito de consumo de informações pela população que circula (ou fica presa no trânsito) das grandes cidades.

Nenhum comentário: