Publicações

segunda-feira, outubro 02, 2006

Entrevista colaborativa

Foi publicada hoje a primeira entrevista coletiva/colaborativa organizada pelo site JW, coordenado pelo Mario Cavalcanti.

A sabatinada foi a editora do site Globo Online, Joyce Jane. Em um dos trechos mais interessantes, ela falou do planejamento de cobertura multimídia:

"
Com a tecnologia na mão, a nossa questão passa a ser cultural, de treinamento e de planejamento. Os jornalistas passam a ter que pensar sua pauta já como um "complexo" de mídias. Ao sair para fazer um perfil, além dos tópicos que serão abordados na entrevista, você já pensou e organizou a produção de um vídeo, listou e buscou áudios que ilustrarão o material a ser publicado, ou selecionou e organizou fotos de arquivo que ilustrarão a história do entrevistado. Essa riqueza de conteúdo, associada à interatividade, é o que define a Internet."

Participamos da entrevista com uma pergunta sobre a oferta e utilização de novos serviços como podcasting, RSS, alertas, blogs e acesso por PDAs.

Se a entrevista fosse hoje, me ateria ao canal de "jornalismo cidadão", Eu repórter. Me incomodou muito a necessidade de cadastro inclusive para leitura das matérias (não conheço outro site do gênero tão exigente), ao mesmo tempo intriga a tentativa de dar uma cara mais local aos textos publicados, ao contrário de similares como o Minha Notícia, do IG, que praticamente tem se resumido a adaptações de temas da grande imprensa.

Nenhum comentário: