Publicações

quarta-feira, março 15, 2006

Dois pesos, duas medidas

A incompreensível tentativa de limitar a divulgação da Copa do Mundo via internet foi amenizada após a enorme repercussão negativa, especialmente no meio jornalístico. Fifa cede e desiste de restringir fotos da Copa para jornais e sites, diz nota do UOL publicada esta semana, da qual destacamos declaração de Timothy Balding, executivo da Associação Mundial de Jornais: "Com a eliminação de limites no número de fotos, a Fifa mostra que respeita a liberdade de imprensa e quer preservar o fluxo livre de informação. Foi uma decisão sábia do senhor Blatter".

Curioso: não parece ser esta a opinião da Associação ao ameaçar o Google News, que detecta notícias mais relevantes de diferentes fontes para montar sua página principal, que sempre linka para a páginas do site original. O serviço baseado em algorítimos é acusado de prejudicar financeiramente os jornais, que deveriam receber comissões ao serem citados (e receberem mais visitas) via Google News. Nota d'O Globo Online: Indústria de mídia tradicional ataca Google News.

Enquanto isso, o Digestivo Cultural, um dos mais representativos frutos da internet no Brasil, comemora sua inclusão no Google News em português e a consequente duplicação da visitação mensal do site...

Epa, mais visitação não pode resultar em mais lucros para os jornais online??

Nenhum comentário: