Publicações

terça-feira, agosto 31, 2010

Agenda cheia para o Intercom 2010

Começa nesta sexta (dia 03 de setembro) o XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mais conhecido como Intercom 2010, também poderia ser chamado de "a festa da democracia" acadêmica, dada a grande quantidade de pessoas (estudantes de graduação, principalmente) e a diversidade de trabalhos e idéias (nem sempre muito relevantes, diga-se).

No esforço de me programar para o evento em Caxias do Sul, compartilho aqui algumas anotações e compromissos pessoais.

Para informações mais gerais, sugiro o PDF com a programação completa, os anais com todos os trabalhos (boa iniciativa antecipar a publicação!) e a programação dos Grupos de Pesquisa.

No domingo 05/09) à tarde apresento um trabalho na sessão 2 (Convergência das mídias e cultura participativa I - Jornalismo colaborativo online) do Grupo de Pesquisa em Cibercultura. O paper chama-se Fragmentação e wikificação: a morte de Zilda Arns na cobertura do G1 e da Wikipédia em português - um estudo de caso que dialoga com a minha tese (sempre em andamento...) e suas relações com o jornalismo.

Veja também a programação completa do GP Cibercultura, que acontece do sábado, dia 04, a segunda, dia 06/09. Boa parte do tempo devo estar por lá.

Seis trabalhos dos alunos do curso de Jornalismo da UFV são finalistas do Expocom nas modalidades Jornalismo e Produção Editorial (leia matéria completa sobre a participação da comitiva do curso). Eles se apresentam no sábado, de manhã e à tarde.

Tenho compromisso marcado com os dois orientados por mim: Website institucional e blog Bangalô de Flores.

Vários alunos do curso marcam presença também no Intercom Jr - ao todo são 12 trabalhos. Ainda que não tenha sido o orientador, fiquei feliz em ver a maioria deles no DT5 - Comunicação Multimídia. Tentarei prestigiá-los no sábado.

Na segunda-feira, dia 06/09 (já contando os minutos para o voo de volta), estarei na mesa redonda Metamorfoses jornalísticas, mediada pelo Demétrio de Azeredo Soster (UNISC) e com a presença de Fabiana Piccinin (UNISC), Fernando Firmino da Silva (UEPB/UFBA) e Nelia Del Bianco (UNB).

Trata-se de mais um desdobramento do livro lançado no ano passado - que, inclusive, será relançado no domingo à noite, no V Publicom.

Voltando ao início do evento, na sexta, dia 03/09, às 19h, será lançada a Enciclopédia Intercom de Comunicação, com a qual colaborei com o verbete "Enciclopédia" (!). Promete ser um livro de fôlego, estou curioso para ver.

Sigam-me os bons :)

Nenhum comentário: