Publicações

segunda-feira, outubro 15, 2007

Blog Action Day e a Coleta Seletiva em BH


É hoje o Blog Action Day (Dia de Ação dos Blogs), que todo dia 15 de outubro procura mobilizar a blogosfera em torno de uma tema. Em 2007, trataremos de "meio ambiente".

Pelo escopo do blog, eu poderia denunciar a quantidade de lixo tecnológico gerado a cada dia, propor uma redução no consumo de energia dos monitores etc, mas prefiro falar sobre a coleta seletiva em BH.

Há pouco mais de um ano "oficializei" minha adesão à coleta seletiva comprando as lixeiras separadas para cada resíduo e me policiando diariamente para separar papel, plástico (como usamos plástico!), vidro e metais.

Não é uma tarefa fácil, principalmente porque não depende só de você. O mais complicado é a entrega do material para os responsáveis pela reciclagem. Em BH são poucos as áreas residenciais em que o caminhão recolhe o lixo (a maioria na regional Centro-Sul).

A opção passa a ser um dos Locais de Entrega Voluntária (LEV) criados pela Prefeitura, que não são muitos e, em alguns casos, ficam às moscas, sem recolhimento periódico, gerando acúmulo de lixo e mau cheiro. Um dos pontos mais nojentos, situado na rua Caratinga, ao lado do Carrefour Bairro, no Anchieta, acabou sendo desativado, para sorte dos moradores e transeuntes.

Para mim não é um grande problema: aproveito o fim de semana, pego o carro, gero um pouco de CO2 e vou até o LEV mais próximo. E quem não tem carro e mora fora das regiões tradicionais da cidade?

Reciclar torna-se um esforço pela coletividade que não compensa o esforço individual.

A cidade que abriga a Asmare, um dos programas de reciclagem mais respeitados no mundo, merece mais (p.s. - inacreditável o site oficial da Associação estar fora do ar!).

Atualização em jan. 2008 - Desde o fim do ano passado, a Coleta Seletiva acontece porta a porta em "mais 30 bairros de BH, atendendo a mais de 130.000 domicílios", inclusive o meu. Aparentemente tem funcionado bem.


Um comentário:

Anônimo disse...

O site da asmare está fora do ar e o domínio está disponível para registro. Pelo menos até a semana passada. Vou ver se descubro a quem avisar.

[]s