Publicações

domingo, agosto 27, 2006

Divisão Digital em números

O uso da internet em domicílios e empresas foi mapeado em pesquisa de fôlego coordenada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. O uso do meio nos lares foi levantado em 2005 após visitas a 8.540 domicílios e conversas com indivíduos a partir dos 10 anos.

Os resultados indicam, por exemplo, que o computador está presente na casa de 16,6% das famílias residentes no país e que a renda é o principal dificultador numa eventual aquisição do equipamento. Para de fato atingir a classe C, seu público-alvo, o programa PC Conectado deveria vender máquinas por preços bem mais em conta, caindo dos atuais R$ 1.400 para menos de R$ 1.000.

A falta de acesso em casa, no entanto, não inibe o uso do da internet: segundo o relatório, "existe uma separação entre a posse e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação", o que reconhece a importância dos pontos alternativos de acesso, como escolas e centros comunitários, para inclusão digital.

O PDF de 306 páginas da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil – TIC DOMICÍLIOS e TIC EMPRESAS pode ser baixado aqui.

Nenhum comentário: