Publicações

terça-feira, abril 25, 2006

Sem fio e gratuito

A conectividade sem fio é sem dúvida a bola da vez para os usuários da internet, que pouco a pouco vão incorporando ao seu cotidiano diferentes dispotivos móveis, como o popularíssimo celular, os notebooks ou ainda desconectados mp3 players.

A cidade de Sobral, no Ceará, promete criar uma onda de conexão sem fio gratuita para todos localizados em seus limites. A solução seria a interligação de 8 estações da tecnologia Wimax, testada no ano passado em Ouro Preto através do projeto Cidade Digital.

As dificuldades são muitas, como aponta reportagem da Tecnology Review sobre a implementação de uma rede também gratuita na pesquena cidade norte-americana de St. Cloud, localizada no estado de Orlando e pioneira neste serviço. Muitos de 28 mil habitantes ainda preferem pagar pela conexão por não conseguirem conectar-se à rede pública devido a problemas técnicos.

Não custa lembrar que o Google e o provedor Earthlink trabalham para a viabilização de uma rede wireless para a toda a cidade de São Francisco, na Califórnia.

Nenhum comentário: