Publicações

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Vc repórter (ou voluntário?)

Sem alarde (quando terá acontecido?), o portal Terra colocou no ar o projeto Vc Reporter, que a exemplo de vários veículos mundiais e o brasileiro Estado de S. Paulo, visa incentivar o envio de conteúdo audiovisual (principalmente fotos) pelos usuários, os chamados repórteres-cidadãos.

Descobri a iniciativa do Terra durante a cobertura do show do U2.

No termo de cessão de direitos imposto aos inscritos, dois pontos chamam a atenção:

1) "O conteúdo deverá ter foco em tragédias, tais como: fotos, textos e/ou vídeos de catástrofes, acidentes coletivos, como enchente, descarrilamento de trens, acidentes de ônibus, dentre outros". Será que apenas este tipo de fato é de interesse jornalístico? Nada mais poderia ser produzido pelos anônimos? Então por que fotografar um show de rock?

2) "Com a presente cessão, o Colaborador autoriza TERRA e/ou seus parceiros a utilizar, sem quaisquer ônus, o conteúdo para veiculação em/e através da Internet e/ou nas Tecnologias de Plataforma Wireless, bem como em qualquer outra mídia, incluindo, mas não se limitando a rádio, televisão aberta ou por assinatura, portais de voz, entre outros". Ou seja: trabalhe de graça para os outros, quem sabe sua foto não aparece até no jornal ou na TV!

Ah, sim: procuramos as possíveis fotos dos colaboradores presentes nos shows do U2, mas na página especial permanece apenas um convite para os voluntários...

Nenhum comentário: