Publicações

terça-feira, novembro 01, 2005

TV Digital: Introdução

As turmas de Jornalismo e Cinema e Vídeo terão um tema central neste último mês de aulas: TV Digital.

Trata-se de um assunto bastante controverso, pois sua implementação no Brasil está plena fase de pesquisa e negociações políticas. O certo é que muitos processos estão em mudança na produção audiovisual (o que significa que alguns podem conquistar mercados que hoje são de outros...).

O texto TV digital: até aqui, pouca definição, de Marcelo Medieros e publicado pela Revista do Terceiro Setor (Rits), é uma boa introdução às possibilidades técnicas e disputas políticas que envolvem esta tecnologia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Temos um desafio pela frente, e acredito que o desafio seja de nós todos brasileiros. Ainda está muito obscuro o caminho a se seguir, envolve-se interesses diversos sobre esta decisão e a sociedade cívil não pode abrir mão dessas discussões, principalmente no que diz respeito a conteúdo, já que este esta diretamente ligado ao desenvolvimento e soberânia cultural do nosso país. Não podemos correr o risco de ficar na mão das Teles e claro é de sumo interesse que disponibilize espaço para produções locais, aonde entra o envolvimento de estudantes de comunicação, no nosso caso, já que logo seremos nós que estaremos lutando por nossa fatia nesse mercado, porém, se não mostrarmos interesse e não nos organizarmos, não vai ser o governo federal que vai fazer isso por nós. Fica aí minha observação.

Um detalhe, será que a Globo vai se tornar apenas uma produra de conteúdos para televisão?

Estamos iguais cegos num tiroteiro comunicativo que envolve muito dinheiro, poder e interesses diversos.

Daniel Ayer Quintela - Cinema & Vídeo - 2° período

Anônimo disse...

Olá Carlos! Aqui é o Ricardo Junqueira do 2o período Noite! Seguinte, por acaso seu blog tem um link RSS?

Procurei e nao achei!

Carlos d'Andréa disse...

Oi, Ricardo,
o RSS é http://novasm.blogspot.com/atom.xml.
Não sei porque não aparece na tela principal...
Bom saber que você está usando este recurso - é uma mão na roda, não?
abs
Carlos

Anônimo disse...

Saiu hoje no jornal Folha de S.Paulo uma reportagem sobre TV Digital. Vale a pena ler. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2811200502.htm

Natália Lanza