Publicações

terça-feira, agosto 02, 2005

Orientações gerais

O que é um weblog?

A palavra é uma junção de web + log, que significa um registro de páginas web. Foi criado como o propósito de oferecer aos usuários uma ferramenta para que eles registrassem links e informações interessantes encontradas ao navegarem pela internet. Tornou-se uma ferramenta muito popular por ser gratuita (maioria dos serviços), de fácil manuseio, permitir a interação com o público (através dos comentários) e a formação de comunidades (através da troca de links). Estima-se que hoje existam cerca de 14,2 milhões de blogs.

Mas blog não é coisa de adolescente?

Há muitos adolescentes que criam blogs para registrar seu dia-a-dia (fofocas, namoros, compras, viagens etc), como diários virtuais. Muitos jovens e adultos fazem isso também e alguns são muito interessantes. Jornalistas, tecnólogos, políticos, empresas, coletivos e toda sorte de gente e instituições também publicam blogs. Há espaço para todos, certo?

Exemplos?
Alguns brasileiros:

- Quer um ponto de vista diferente dos escãndalos políticos? Não perca o blog do jornalista Ricardo Noblat, hoje uma leitura obrigatória. Na onda do debate político, o candidato ao governo do RJ César Maia também lançou o seu.

- Um blog para divulgar uma ópera? Conheça Turandot

- Tentando não ficar para trás, o jornal O Globo convidou alguns de seus colunistas para manter blogs - veja a lista.

- Lembram-se do vampiro Boris, interpretado por Tarcísio Meira na novela O Beijo do Vampiro? Pois é, ele também tinha um blog...

Importantes exemplos em inglês:

- Executivos da GM mantêm um blog corporativo;

- Através do blog Where is Raed?, um iraquiano até então desconhecido se tornou uma das vozes mais importantes após a invasão de seu país.

Que informações serão publicadas aqui?

Informações sobre os temas tratados na disciplina, links para textos adotados e de leitura obrigatória e orientações relativas ao cronograma (datas, divisão de grupos etc), além de textos sobre novidades, eventos, artigos etc de interesse da disciplina. Estes não são de leitura obrigatória, mas recomendada.

Como os alunos devem colaborar?

Este blog será atualizado apenas pelo professor, mas os alunos podem colaborar comentando os posts (acrescentando informações e pontos de vista), enviando novidades por e-mail (será dado o crédito ao colaborador) ou mesmo enviando por e-mail notas de sua própria autoria sobre os temas (publicarei os mais interessantes). A participação não é obrigatória, mas a leitura sim. PS: Ao longo do semestre a maioria das turmas criará seus próprios blogs para registrar pesquisas e outros materiais próprios.

Vocabulário básico:

Post – bloco de informações (texto e/ou foto) publicado em um blog.
Blogueiro – responsável pela atualização do blog

Gostei, quero saber mais sobre blogs:
Que bom! Como apresentação ao tema, sugiro a leitura da matéria publicada na revista Veja em junho de 2005: Blog é coisa séria, neste link reproduzida pelo blog Tá na Tela, e o texto Blogo, logo existo, de Alexandre Inagaki, reproduzido pelo site Digestivo Cultural.

Bom semestre para todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal, aprendi sobre o que é blog, algo tao comum no nosso dia-á-dia.O interessante também é que podemos navergar o mundo todo, isto é, ver páginas de vários países e culturas diferentes acessando um mesmo blog!

Anônimo disse...

Ai Galera vai ai diacs para criar um BLOG.
1. O que é um blog ou weblog ? Como fazer/criar um blog ? Quer se tornar blogueiro ?
Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).

A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs. De uma certa forma os blogs são CMS's (Content Management System) mais simples.

Experimente: faça o seu próprio Blog - apesar de ser um link da revista Macmania as instruções valem para usuários de qualquer computador e de qualquer sistema operacional. Se você dispensa o blá blá blá então vá diretamente no Blogger.com e crie o seu blog.

Se preferir, conheça outros blogs antes de criar o seu, aliás tome cuidado para não criar um blog com o nome de um que já existe, você pode ser confundido com outra pessoa.

Um cuidado importante na criação do endereço do seu blog: Não utilize os caracteres [, ], _, +, &. Apesar de serem aceitos em alguns sistemas no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers de alguns usuários: já vi vários casos de blogs do tipo 'blog_fulano.blog.com.br' onde alguns acessam e outros não acessam, o problema é o símbolo '_' no endereço

Anônimo disse...

Mas afinal o blog é um meio de comunicação ? E se for se encaixa num meio de comunicação de massa ? No texto "a internet e os blogs" O julio Daio levanta essa questão...

Anônimo disse...

duvido que seja um meio de comunicaçao de massa.