Publicações

quarta-feira, dezembro 12, 2007

UGC (na TV Digital, inclusive)

UGC (User Generated Content, ou Conteúdo Gerado por Usuários) é uma sigla que, após a notícia de ontem, certamente será frequentemente citada por aqui nos próximos tempos, já que a Wikipédia é o exemplo de produção colaborativa sem intermediários previamente institucionalizados (jornalistas ou publicitários, por exemplo).

A forte tendência de abrir espaços para o conteúdo produzidos por pessoas comuns (que podem ser tratados como cidadãos engajados, consumidores, engraçacinhos interessados no sucesso viral etc) coincidentemente é a matéria de capa da edição 3 da revista Meio Digital: OU VOCÊ ESTÁ COM ELE, OU ELE ESTARÁ CONTRA VOCÊ. Vale a leitura.

Interessante notar com esta tendência não se limita à web. Uma experência em Santa Catarina incentivou a produção de conteúdo audiovisual por alunos de escolas públicas, responsáveis por todo o processo de gravação, edição e até envio dos arquivos para as emissoras UFSC TV e TV Cultura de Santa Catarina, que veicularam as produções. O projeto Marint aconteceu em 2004, como parte do doutorado do prof. Fernando Crocomo, e recentemente virou o livro TV Digital e produção interativa - a comunidade manda notícias.

Nenhum comentário: