Publicações

domingo, julho 10, 2005

Sociabilidade virtual - Blogs

Blogs e comunidades virtuais

Ferramenta de fácil manuseio técnico, os blogs são hoje um marco da revolução comunicacional em curso via internet. Como já vimos, existem blogs sobre os mais diferentes assuntos, de diários pessoais a relatos de tragédias com a passagem do Furacão Katrina pelos EUA. Para entender o fenômeno dos blogs, uma boa introdução é o texto Blog é coisa séria, já recomendado por aqui.

Uma características marcantes é a facilidade (e necessidade) de formação de comunidades virtuais, que aproximam pessoas com interesses comuns. Este texto é uma boa introdução ao tema: Weblogs, webrings e comunidades virtuais, de Raquel da Cunha Recuero]

É importante também a leitura das entrevistas do especial Weblogs: narrativas do eu e novas experiências de informação, especialmente a do argentino José Luis Orihuela (material elaborado pela Unisinos).

Este post é curioso: O blog começa a lhe fazer mal quando...

E o que acontece quando blogueiros morrem? A reportagem Blogs de Pessoas Mortas, de Alexandre Cruz Almeida, traz relatos impressionantes.

Pesquisa de campo:

Visitem blogs pessoais e procurem analisar como acontecem as interligações entre eles.

Para localizar blogs, acesse o site Technorati e digite um tema de seu interesse. Ele faz buscas apenas dentro de blogs e vai lhe permitir encontrar comunidades dos mais diferentes temas.

Reparem nos comentários, nos links fixos (normalmente à direita do blog), procurando compreender a lógica de formação das comunidades. Façam contato com os blogueiros, entrevistem-os...

Nenhum comentário: