Publicações

domingo, julho 31, 2005

Divisão Digital - Desafios e projetos

A Exclusão Digital é possivelmente o mais sério e desafiador problema da Sociedade em Rede. Há um consenso entre estudiosos de que não podemos esperar a inclusão social acontecer para investir na digital, inclusive porque o exercício da cidadania hoje passa pela internet.

A Inclusão Digital não é apenas acesso à informática. É preciso compreender a lógica e possibilidades do computador, o que permite uma participação ativa e consciente na rede das redes.

Dois textos interessantes discutem este problema: Repensando a Exclusão Digital relata como grandes investimentos financeiros em tecnologia no exterior resultaram em fracassos, e Comunicação, via de mão dupla destaca a importância dos novos “incluídos” participarem ativamente nos espaços de debate e produção existentes na internet.

A Fundação Getúlio Vargas fez há algum tempo uma importante pesquisa chamada Mapa da exclusão digital.

Vários projetos tentam atacar este problema. O Comitê para Democratização da Informática , por exemplo, é projeto modelo para vários países.

A Inclusão Digital é uma das prioridades do Governo Federal, que está investindo em alguns projetos, como Computador para todos, PC Conectado e Gesac. Procurem informações sobre eles...

Em Belo Horizonte, destacam-se projetos da ONG Associação Imagem Comunitária
e a rede.lê, que tem um dos telecentros mais ativos da cidade instalado no Centro Cultural da UFMG.

Pesquisa de campo:

Procurem conhecer os projetos linkados acima e, se possível, visitar pessoalmente os existentes em BH. Como eles funcionam? São apenas laboratórios de informática ou novos locais de exercício da cidadania?

Na visão do grupo, quais são as grandes dificuldades para uma verdadeira inclusão de todos no universo digital? Debatam os conceitos...

Nenhum comentário: