O artigo Privacidade da informação na internet: ausência de normalização, de Adriana Gaetner e Helena Pereira da Silva, discute o problema no Brasil, destacando a atuação do sites de Comércio Eletrônico, que possuem cada vez mais preciosos dados sobre cada um de nós.
Também recomendo o texto A Ética Comunicacional na internet, de Dênis de Moraes. Ele discute como a diferença sobre o que é permitido e o que é abuso depende da aceitação das comunidades virtuais, numa negociação que exige postura e participação de todos os membros.
Os artigos Flogs, Blogs e Orkut - Auto-exposição na Internet oferece riscos? e Sexo, traição e internet trazem interessantes argumentos da psicóloga .
Para mostrar que a internet tem sim limites impostos pela lei, a advogada Patrícia Peck aponta os Aspectos legais de blogs, comunidades e boatos.
Para não escancarar sua intimidade, cada vez mais pessoas evitam a auto-exposição, principalmente no site Orkut. Vejam a reportagem Cansados de espionagem virtual, internautas cometem orkuticídio e o relato Cometi orkuticídio.
Saiba Como evitar penetras em sua festa no Orkut, veja como se proteger no site Internet Segura e visite a recém- lançada Cartilha de Segurança para internet.
Pesquisa de campo
Procurem identificar pessoas que considerem-se vítimas da exposição, voluntária ou não, de informações pessoais na internet. O que aconteceu? O problema poderia ter sido evitado? Que tipo de precauções as pessoas devem ter para não tornar-se vítimas de excessos na internet?