Segundo o relato de Marcos Palacios (o link original está quebrado), a rede de jornais Express vai implementar uma rotina de automatização no fechamento dos jornais impressos (diagramação por templates, por exemplo) que implicará na demissão de 80 editores do Daily Express e Sunday Express, entre outras publicações britânicas.
Atualização em 03/10 - a matéria do Guardian está aqui - obrigado, Thiago. Vale então uma tradução do trecho do documento "Mudando a maneira de trabalhar", direcionado aos jornalistas do grupo:
Estamos propondo uma pulicação direta das matérias no sistema pelos repórteres. As páginas seriam concebidas pelo backbench(?) e desenhada pelos designers, como hoje. Os reporteres teriam uma "fôrma" para os textos, com as fontes e estilos pré-definidos, e encaixariam o material neste modelo.Agora está parecendo que estão esvaziando mesmo é a função do diagramador!)
Finalizado, os repórteres e redatores checariam o formato usado, o texto seria editado pelo pelo "newsdesk" e uma equipe de revisores/editores escreveriam as manchetes e fariam as mudanças necessárias. Os advogados do turno da noite (!) checariam as histórias, como já fazem hoje.
Bem, se esta for uma tendência, só posso dizer que não estou entendendo mais nada.
Se há algo que venho defendendo nos últimos anos, é que a função de editor ganhará fôlego na era da produção jornalística abundante (e mesmo redundante, via agência de notícias) e/ou colaborativa (edição compartilhada, em alguns casos).
Mesmo se for um programador de algoritmos editoriais (conceito que pretendo desenvolver em breve), como no Digg ou Overmundo, o jornalista continua sendo um mediador, ou editor.
Alguém concorda (ou discorda)?
2 comentários:
O link, Carlos é:
http://www.guardian.co.uk/media/2008/oct/01/dailyexpress.sundayexpress
Faltou o SS no GJOL.
Estou escrevendo um post agora sobre isso e como você eu estou sem entender muito bem, vou ler a matéria e depois comento.
É mais uma medida para enxugar as redações. Também, de novo, é a máquina substituindo o homem. Será que isso vai dar certo? Abs.
Postar um comentário