Publicações

quinta-feira, setembro 25, 2008

Cobertura colaborativa da chuva de granizo em BH

Há algumas semanas publiquei um post comentando a cobertura do portal UAI no incidente que culminou com o suicídio de um estudante na Faculdade de Letras da UFMG. Uma das críticas registradas foi a falta de integração entre o conteúdo enviado pela colaborado e o material produzido pela equipe do site.

É legal perceber um avanço algumas semanas depois. Na quarta, dia 17, uma forte chuva de granizo atingiu BH e região metropolitana e causou estragos de grandes proporções. Além de cenas ótimas, que nenhuma equipe jornalística conseguiria registrar.

Em pouco tempo começaram a chegar à redação e-mails com vídeos produzidos por usuários em diferentes locais da cidade (sim, o material chegava por e-mail, já que a seção colaborativa não está 100% implementada). Segundo a jornalista Valéria Mendes, editora repórter do site da TV Alterosa, "foram tantos (e-mails) que a redação parou por umas 2 horas, ninguém conseguia atualizar conteúdos". Ao todo, nem um terço do material recebido foi usado (decisão interessante não sobrecarregar o usuário com informações redundantes).

A cobertura rendeu:

- uma página foi editada e atualizada com informações apuradas pelo portal e ilustrada por vídeos selecionados. Esta página está linkada com
- outra página só com os vídeos filtrados, alguns deles os mesmos publicados na página acima.
- uma versão editada dos vídeos veiculada no Jornal da Alterosa 2ª Edição, no fim da tarde

Estou elogiando, mas também vou criticar : as galerias de imagens com fotos do acontecimento em Contagem e Betim , pelo modo como exibem os créditos, aparentam ter sido montadas com imagens da equipe do portal. Mas pela diversidade de fotógrafos e qualidade um tanto amadora de muitas fotos, tenho a nítida impressão que arquivos de usuários estão misturados aí.

Nenhum comentário: