Publicações

terça-feira, janeiro 15, 2008

Knol, presente de grego nos 7 anos da Wikipédia?

Sem qualquer referência em suas páginas, a Wikipédia completa hoje 07 anos de funcionamento, marcados por um número impressionante: segundo o ElPais, são hoje 9. 305.766 os artigos já editados em 254 línguas e dialetos.

Desde dezembro de 2007, o projeto tem um virtual concorrente: o Knol, projeto do Google ainda em fase de testes e sem data prevista para lançamento.

Matéria publicada hoje pela Technology Review (Google's Answer to Wikipedia) traz um bom panorama desta disputa.

Suas propostas são bem diferentes: o Knol (palavra derivada de knowledge, ou conhecimento) pretende valorizar a autoria. O artigo terá um autor apenas, que será resposabilizado e levará os créditos pelo material, e todas as informações publicadas devem conter as fontes de pesquisa e referências do autor (formação e local de trabalho, por exemplo).

São incentivados a publicação de vários artigos com diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto, incentivando uma competição saudável entre os pares. O público será convidada a dar notas aos artigos e os mais bem avaliados ganhariam mais destaque na busca do Google (pergunta relevante: o conteúdo da Knol teria um peso maior na hierarquização da busca do Google? Isso comprometeria toda a credibilidade do buscador, não?)

A reprodução de tela publicada pelo Google deixa claro que a interface é baseada nos sites de relacionamento, incluindo foto, estrelinhas e comentários dos visitantes. Em suma, um Orkut para discussões sérias e mais elaboradas.

Motivação para contribuir? Além do reconhecimento, que é a mola propulsora das comunidades on-line, uma remuneração a partir de anúncios do AdSense.

Mark Pellegrini, admistrador ativo da Wikipédia, aposta que a publicação de muitos artigos sobre o mesmo tema não vai superar a edição coletiva de um único texto. Além disso, vê um sério risco de cada autor fechar-se em suas referências, evitando links para outros artigos, por exemplo.

Ainda que as propostas da Knol e da Wikipédia sejam muito diferentes, parece-me certo que os projetos podem tornar-se concorrentes na atenção e preferência do público e de especialistas em busca de visibilidade.

Leia também: Official Google Blog: Encouraging people to contribute knowledge

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei. O knol era o que faltava na internet. Muita gente está farto da Wikipédia.

KK
Wiki News