Publicações

segunda-feira, junho 29, 2009

Hipertexto 2009 - GD Projetos e Processos Colaborativos

Estão abertas a chamada de trabalhos e as inscriçoes para o III Encontro Nacional sobre Hipertexto, que acontece de 29 a 31 de outubro no Cefet/MG, em Belo Horizonte.

O evento, que originalmente era mais voltado para as áreas de Letras e Educação, neste ano está mais aberto para outras áreas do conhecimento. Basta ver a presença marcante de pesquisadores das áreas de Comunicação, Computação, Belas Artes e outras nas mesas já confirmadas.

Entre os convidados internacionais estão Ilana Snyder (Austrália), Maria Augusta Babo (Portugal) e Rui Torres (Portugal) - veja a programação completa.

Até o dia 20 de setembro os interessados podem submeter resumos a um dos 12 Grupos de Discussão. Chamo a atenção, é claro, para o GD que propus e vou coordenar: Projetos e Processos na Web Colaborativa. A ementa é:
Este grupo pretende aproximar pesquisas e experiências baseadas em ferramentas e práticas da web colaborativa, ou web2.0, caracterizada pela participação do público na elaboração e na edição de conteúdos em texto, foto, vídeo, etc. São bem-vindos trabalhos sobre blogs, wikis, podcasts e folksonomia, entre outros conceitos, assim como discussões sobre os desafios e possibilidades da colaboração via web nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Linguística Aplicada, Educação, Ciência da Informação e afins.
Logo no fim de setembro, será divulgada a relação de trabalhos aceitos, e os aprovados terão um prazo (curto) para envio dos trabalhos completos.

Para a submissão de resumos/artigos é exigido, no mínimo, estar cursando mestrado.

Graduandos, graduados e especialistas podem participar com pôsteres ou ouvintes.

As inscriçoes até 31 de julho são mais baratas.

Nenhum comentário: