O post é mais para registrar que nesta sexta, dia 17, começa o 12ºEncontro Nacional do Professores de Jornalismo, que este ano será na boa e velha BH.
Estarei lá acompanhando os debates, que, espero, trarão novas informações sobre o momento "quente" da área de jornalismo.
Na conferência de abertura, por exemplo, o professor Alfredo Vizeu, da UFPE, falará sobre "O ensino de jornalismo no Brasil e as diretrizes curriculares: idas e vindas de um processo de consolidação do jornalismo como campo acadêmico" (Vizeu é membro da comissão nomeada pelo MEC para rever as diretrizes dos cursos de jornalismo).
No sábado à tarde, apresento o artigo "Pela formação de “jornalistas 2.0”: relato de projeto acadêmico com blogs, Twitter e podcasts", que é um relato crítico de uma atividade desenvolvida em 2008 2 com uma das turmas da UFV (resumo abaixo e artigo relacionado no carlosdand.com). Os blogs citados no trabalhos podem ser acessados aqui.
Infelizmente o site oficial não tem a programação detalhada dos GTs e o sistema de busca dos artigos é um tanto deficiente, mas vale a pena dar uma checada na relação de Autores, Resumos e Trabalhos.
É um pouco improvável, mas de repente posso tuitar algo de lá.
E quem sabe sai algum post aqui ao final do evento.
D´ANDRÉA, C. F. B. Pela formação de "jornalistas 2.0": relato de projeto acadêmico com blogs, Twitter e podcasts". In: 12 Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2009, Belo Horizonte. Anais... 2009.
Resumo: Este artigo apresenta e problematiza um projeto acadêmico desenvolvido com alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Cada grupo de alunos foi responsável pela concepção e atualização de um weblog sobre um tema à sua escolha, além de um canal no serviço de microblog Twitter e de um podcast. Além de adequar os processos jornalísticos tradicionais (pauta, apuração, redação, edição) às especificidades do webjornalismo (e, especificamente, dos blogs), procurou-se desenvolver habilidades específicas do trabalho jornalístico na internet, como uma ênfase em gestão de conteúdo, relacionamento com o público e análise de estatísticas de acesso. Após uma discussão conceitual sobre as novas demandas no atual contexto de atuação profissional do jornalista e as possibilidades para o ensino na área, são detalhadas e discutidas as atividades desenvolvidas ao longo de um semestre letivo.
Palavras-chave: Webjornalismo. Blog. Microblog. Podcast.